receptivo em foz

2leep.com

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Conheçam nosso site www.turismohctravel.com.br curtam nossa pagina e ganhem descontos especiais! pacotes de turismo ou fretamentos de onibus .micros onibus ,vans ,carros executivos...

29/04/2013 12h40

Programa de educação turística realiza oficina com GM e Foztrans

Quarta-feira, 8h, sala de eventos da Guarda Municipal, a sensação da maioria dos participantes é de “o que vai acontecer hoje aqui?”, ou “por que estamos falando sobre a importância de uma pedra?”. As expressões vão mudando no decorrer da oficina e é possível ver claramente a evolução de cada um dos “alunos”. 
O PIET – Programa Integrado de Educação para o Turismo – realiza oficinas de sensibilização com profissionais que trabalham diretamente com o turista, mas normalmente não se dão conta disso. Na quarta-feira, 24, foi a vez de o Programa trabalhar o processo de compreensão e hospitalidade com os profissionais da Guarda Municipal e do Foztrans. 
 
Aproximadamente 24 profissionais participaram da atividade que conta com dinâmicas de debate e exploração da criatividade de cada um através de desenho e teatro.  Destas ações saem diversas conclusões que são trabalhadas de forma muito lúdica pelas oficineiras Thalita Tomazetti e Karina Zavilenski Custodio. A segunda parte da “aula” é visitar os atrativos turísticos da cidade.
 
Em menos de 40 minutos os participantes da oficina já estão interagindo como se conhecessem a atividade há anos, tamanha é a integração que o grupo consegue desenvolver. Eles praticam uma série de atividades que os leva a entender o quanto são importantes para o desenvolvimento do turismo em Foz do Iguaçu. 
 
“A oficina incita reflexões sobre a hospitalidade, mas estimula principalmente a tomada de consciência individual sobre a forma com a qual recebemos uma pessoa, seja ela um familiar, um amigo ou um turista. Durante o processo o grupo é convidado a identificar elementos que compõe a hospitalidade, assim como a importância do seu papel no desenvolvimento do turismo na cidade”, afirmou a coordenadora do projeto, Thalita Tomazzeti.  A próxima oficina acontecerá novamente na Guarda Municpal na terça-feira, 30, e contará novamente com cerca de 24 participantes. 
 
Oficinas Anteriores – O PIET já realizou as oficinas de sensibilização com diversos outros profissionais, entre eles, taxistas, gerentes de postos de combustível, lojistas, colaboradores do Sest/Senat e a equipe do Poloiguassu. Até o momento aproximadamente 98 profissionais já participaram do programa este ano. Em 2012 o PIET realizou essas dinâmicas com professores do ensino público que puderam aplicar os novos conhecimentos com os alunos. 
 
“As oficinas de sensibilização têm o objetivo de melhorar cada vez mais o atendimento ao turista, por isso trabalham com os profissionais ligados diretamente ao atendimento dos nossos visitantes. O Programa tem como diferencial seu modelo de abordagem, que traz uma proposta de construção em conjunto sobre o conceito de hospitalidade, a partir da cultura individual de cada participante. Nesta segunda fase a ideia é estruturar as oficinas com o publico atual, para então na fase seguinte consolidar o Programa e aumentar o número de participantes” explicou Thomazetti. 
 
O PIET - Em 2012 o Programa atuou na sensibilização e capacitação de professores da rede pública que passaram a aplicar o aprendizado com os alunos. 
 
Todo o trabalho do PIET é desenvolvido em parceria com a Comissão Orientadora, composta por diversos setores ligados ao turismo de Foz do Iguaçu, sendo, portanto um Programa construído de forma integrada, com um importante trabalho de escuta e troca entre equipe executora do Instituto Polo Internacional Iguassu e os membros da Comissão, Secretaria Municipal de Turismo, Secretaria Estadual de Turismo, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Estadual de Educação, Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu - ACIFI, Instituto de Transportes e Trânsito de Foz do Iguaçu - Foztrans, Guarda Municipal, Associação Brasileira da Indústria de Hotéis - ABIH, Sindicato dos Taxistas – Sindtáxi, Parque Tecnológico de Itaipu , Iguassu Convention & Visitors Bureal – ICVB, Sindicato das Empresas de Turismo – Sindtur, Associação dos Agentes de Viagens do Turismo Receptivo de Foz do Iguaçu, Instituto Polo Internacional Iguassu, Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Foz do Iguaçu – Sindhotéis, Sindicato dos Guias de Turismo de Foz do Iguaçu – Singtur, Sindcombustíveis, Serviço Social de Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte – SestSenat, Conselho Municipal de Turismo – COMTUR e Gestão Integrada de Turismo.
 
O Programa é apoiado pelo Fundo Iguassu e Itaipu Binacional, além de contar com diversos parceiros, entre eles, Cassinotur, Martin Travel Turismo, Guarda Municipal,  Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Complexo turístico Itaipu - Fundação PTI, Central de guias do Parque Nacional do Iguaçu e Singtur. 
 
(Assessoria)

Nenhum comentário:

Postar um comentário