Pianista apresenta obras de danças criollas na Fundação Cultural
Diversas expressões trazidas pelos europeus se misturaram a danças dos povos latino-americanos, dando origem à dança criolla. A partir dos anos finais do século dezenove, muitos compositores de música de concerto passaram a criar peças inspiradas nestas manifestações, numa busca para construir linguagens nacionais, próprias da identidade dos povos de cada nação.
Parte deste repertório será apresentado pela pianista uruguaia Irene Porzio Zavala, durante o recital-palestra “Danças criollas latino-americanas”, nesta sexta-feira (12), na Sala de Exposição Antônio Cabral de Mendonça, à partir das 19 horas. A artista irá interpretar peças do argentino Alberto Ginastera (1916-1983) e do uruguaio Héctor Tosar (1923-2002).
O concerto da artista uruguaia é produzido pela Fundação Cultural de Foz do Iguaçu e a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), através do apoio do Ministério da Cultura, por meio do Programa Difusão Cultural e Artística.
A execução das peças será acompanhada por comentários e explicações sobre as obras, como forma de difundir os aspectos culturais, estéticos e históricos envolvendo cada composição.
O recital é gratuito, aberto a toda a comunidade. A confirmação da presença poderá ser feita através dos seguintes telefones: (45) 2105-1309 e 2105-1308.
CURRICULO - Nascida em Montevidéu, Uruguai, Irene Porzio Zavala é bacharel em piano, com formação iniciada em seu país e concluída na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possui mestrado em Música - Práticas Interpretativas e dedica-se a pesquisas sobre o gesto e o papel do corpo na performance musical.
Como intérprete, apresenta-se em várias cidades do Brasil e do Uruguai, tendo vencido o Concurso Nacional de Música Clássica de SUDEI (Uruguai) em 2011, entre vários outras premiações. Desde o ano 2012 é Professora Assistente do Curso de Música da Unila.
(Assessoria)
Nenhum comentário:
Postar um comentário