Curso de brigadistas promove queima controlada de fogo
Coordenada por instrutores do curso de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (PrevFogo) e Técnicos do Parque Nacional do Iguaçu, uma operação de queima controlada acontece nesta quinta-feira (25) em propriedade rural particular próxima ao Parque, como parte prática do curso de formação de Brigadistas - 2013 do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
A operação inicia pela manhã com o grupo de 25 candidatos a futuros brigadistas, fazendo aceiros e aprendendo a utilizar as ferramentas de combate ao fogo (enxada, pá, abafador e bomba costal). Pela tarde haverá a queima da vegetação para que os envolvidos façam o combate ao fogo, colocando em prática todo o conhecimento teórico adquirido durante a semana de treinamento.
O processo de seleção dos brigadistas é feito através de um curso de capacitação com 40 horas/aula, dividido em duas fases: avaliação física individual e habilidade com o uso de ferramentas agrícolas. As avaliações realizadas ao longo do curso determinarão a classificação final dos participantes. Após a seleção haverá a contratação de 14 brigadistas para atuarem até o final do ano, no Parque Nacional do Iguaçu, especificamente nos Postos de Informação e Controle – PIC, no município de Santa Tereza do Oeste e Céu Azul, áreas do entorno da unidade.
Histórico
O último incêndio de grande proporção no Parque Nacional do Iguaçu aconteceu em julho de 2006, na região de Céu Azul, às margens da BR 277. No local o fogo consumiu cerca de 30 hectares de vegetação, demorando mais de três dias para se debelado. A operação contou com a participação de brigadistas do PrevFogo, Corpo de Bombeiros de Cascavel, concessionária EcoCataratas, e funcionários da unidade.
(ICMBio)
Nenhum comentário:
Postar um comentário