Maratona cinematográfica do Curta Iguassu começa nesta quinta-feira (29)
Cineastas amadores começam, nesta quinta-feira (29), a etapa competitiva do 1º Curta Iguassu, festival que desafia 38 equipes a produzir um filme de três minutos e meio em apenas 48 horas. Às 16h, o sorteio dos temas dos vídeos de cada equipe dará início à maratona cinematográfica, que termina com a entrega das produções, às 16h de 1º de dezembro. A iniciativa é patrocinada pela Itaipu Binacional.
A exibição dos trabalhos concorrentes começa no mesmo dia, às 20h. A premiação está prevista para as 22h. O evento será no Sandia Bar, em Foz do Iguaçu. A entrada é gratuita, mediante reserva antecipada pelo curtaiguassu@gmail.com. As melhores produções serão premiadas em cinco categorias: filme, direção, trilha sonora, roteiro e fotografia.
A maratona foi inspirada no Fast Forward Filmaking Festival, promovido nos Estados Unidos e realizado anualmente na Irlanda e Portugal. Os escolhidos do Curta Iguassu nas categorias “Melhor Filme” e “Prêmio do Público” serão exibidos no próximo ano, no festival de Portugal.
Em todas as propostas do Fast Forward (termo em inglês que significa reprodução acelerada de uma gravação) a ideia é desenvolver o curta-metragem em 48 horas. Neste prazo, as equipes deverão escrever o roteiro, filmar e editar o filme.
Na edição de Foz do Iguaçu, os inscritos participam de oficinas de interpretação, videografismo, produção de documentário, captação de áudio, direção de fotografia e roteiro. A capacitação ocorreu entre segunda (26) e terça-feira (27).
Ao todo, são 218 maratonistas, distribuídos em 38 equipes. Os participantes são de sete estados brasileiros e de quatro países: Brasil, Paraguai, Argentina e Chile.
Nas mostras do Curta Iguassu estão sendo exibidos vídeos dos festival irmão de Braga , da Aliança Francesa, do Trilhos Independentes (Curitiba), da Corte Produções e do Sesc.
“Este projeto desponta na região trinacional em um momento propício para que Foz do Iguaçu e região se torne um polo de produções audiovisuais e de formação de profissionais deste segmento”, afirmou Paulino Motter, um idealizadores do Curta Iguassu e consultor do diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek.
“Tivemos uma participação expressiva com o engajamento dos estudantes de Cinema da Unila [Universidade da Integração Latino-Americana] e de pessoas de toda a região trinacional”, afirmou Motter.
Segundo Paulino, em 2013 o Festival buscará aprovação da Lei Rouanet, incentivo federal à cultura. O projeto será conduzido por Beth Capponi, de Curitiba, uma das produtoras da Virada Cultural do Paraná.
A iniciativa é do Instituto Polo Iguassu, de desenvolvimento da região trinacional. O festival tem ainda o apoio da Agência Nacional de Cinema (Ancine), da Associação Cultural Velha-a-branca, de Portugal, dos Coletivos Fora do Eixo (Br), Jopara (PY) e Entre Fronteras (Arg), Associação de Cinema e Vídeo do Paraná, Secretaria Estadual de Cultura do Paraná, Sesc-PR, da Fundação Cultural de Foz do Iguaçu, entre outras instituições.
Serviço
Sorteio dos temas
Data: 29 de novembro
Horário: 16h
Local: Auditório do Sesc
Endereço: Av. Tancredo Neves, 222, Vila - A
Exibição e encerramento
Data: 1º de dezembro (sábado)
Horário: 20h – exibição dos selecionados / 22h – premiação
Local: Sandia Bar – Foz do Iguaçu
Endereço: Rua Manêncio Martins, 52, Vila Yolanda.
Mais informações, clque aqui.
(Divisão de Imprensa - Itaipu Binacional)
Nenhum comentário:
Postar um comentário