CineDebate História discute ditadura e redemocratização
O projeto de extensão da Unila que tem por objetivo trazer obras audiovisuais e convidados para discussão de temas históricos, aproximando-os da realidade de Foz do Iguaçu, retoma as atividades com o ciclo “(Re)democratizar”, que tratará do período da ditadura militar e o processo de redemocratização brasileira. A primeira sessão será na próxima quarta-feira (06), às 19h, na sala de cinema da Unila Centro, que fica na Alameda Rui Ferreira, nº 164-B, próximo ao Corpo de Bombeiros da Avenida JK. A entrada é gratuita.
Serão exibidas duas produções: “Greve!”, um documentário de 1979 sobre as greves trabalhistas na região do ABC Paulista, e “O dia em que Dorival encarou a guarda”, um curta de 1986, que traz ficção a um drama da época. Participarão do debate os professores da Unila Estevão Garcia, de Cinema e Audiovisual, e Barbara Arisi, de Antropologia.
“Greve!” narra a união da classe trabalhadora na paralisação dos trabalhos dos metalúrgicos do ABC, uma região de forte concentração industrial do Sudoeste brasileiro, aprofundando as graves contradições da agonizante ditadura militar e relevando o nascimento da figura política de Luiz Inácio “Lula” da Silva.
Por sua vez, “O dia em que Dorival encarou a guarda” se passa em uma prisão militar, numa noite de muito calor, quando o negro Dorival tem apenas uma vontade: tomar um banho. Para consegui-lo, vai ter de enfrentar um soldadinho assustado, um cabo com mania de herói, um sargento com saudade da namorada, um tenente cheio de prepotência – e acabar com a tranquilidade daquela noite no quartel.
O CineDebate História trará ainda diversos outros documentários e curtas-metragens sobre o período militar brasileiro, em sessões nos meses de março e abril.
(Assessoria)
Nenhum comentário:
Postar um comentário